Outros jogos: Ilha Proibida

Ilha Proibida é um jogo cooperativo onde uma equipe de aventureiros precisa juntar um tesouro e sair de uma ilha antes que ela afunde. É um dos mais simples entre os coops desse tipo (com poderes variáveis por personagem e pontos de ação por turno, para quem está tomando nota em casa).

E obviamente é uma oportunidade para eu escrever a validação das regras do jogo em formato de cenário.

A forma como o jogo faz a ilha afundar é comprando as chamadas cartas de alagamento, que correspondem a locais da ilha. Se a carta comprada corresponde a uma peça já alagada, isso quer dizer que o local afundou de vez; e peça e carta são removidas do jogo. Caso contrário a peça é virada para o lado alagado e a carta é colocada na pilha de descarte.

(Os jogadores podem tentar aterrar a ilha mais rápido do que ela afunda enquanto procuram o tesouro. É divertido.)

Tabuleiro do jogo
Cada vez mais peças alagam (azuis) e afundam (vazios) e os jogadores têm menos opções de movimento

Cenário: Devem ser compradas tantas cartas quanto o nível da água
Dado que o nível de água é 3
Quando o jogador terminar de comprar cartas de tesouro
Então o jogador deve comprar 3 cartas de alagamento

(Os plugins em geral entendem qualquer número como parâmetro, portanto não é preciso colocar 3 entre aspas)

Cenário: Deve alagar peças que ainda não estão alagadas
Dado que a peça “Caverna de Lava” não está alagada
Quando a carta “Caverna de Lava” for comprada do baralho de alagamento
Então essa peça deve ser virada para o lado alagado
E essa carta deve ser colocada na pilha de descarte

Cenário: Deve remover peças que já estão alagadas 
Dado que a peça “Templo da Lua” está alagada
Quando a carta “Templo da Lua” for comprada do baralho de alagamento
Então essa peça deve ser removida do tabuleiro
E essa carta deve ser removida do jogo

(Resista à tentação de escrever “quando a peça estiver alagada”, pois isso é a pré-condição e o quando é o evento sendo testado, como já comentei)

Enquanto não sai nova tiragem do jogo no Brasil, Ilha Proibida está disponível em versão app em português.