Cards Against Agility em português

Um tempo atrás um colega do trabalho imprimiu o jogo Cards against Agility (uma versão do Cards against Humanity, só que com conceitos de Agile) para usar como quebra-gelo numa reunião de retrospectiva e gostou muito. De lá para cá fizemos uma adaptação para o português do Brasil e vimos que funciona mesmo muito bem como quebra-gelo: é fácil de explicar, rápido de jogar e engraçado. Como várias cartas falam de conceitos e anti-patterns de Agile, também pode ser usado como ponto de partida para uma retrospectiva.


Como jogar:

Embaralhe as perguntas e coloque-as numa pilha.
Embaralhe as respostas e distribua 10 para cada jogador.

A cada rodada, um jogador (juiz) compra uma pergunta e lê para os demais.

Os demais jogadores colocam sua melhor (mais engraçada) resposta viradas para baixo numa pilha.

OBS: Se a pergunta tiver 2 espaços, os jogadores compram 1 carta antes de jogar e se tiver 3 espaços, os jogadores compram 2. São jogadas tantas cartas quantas necessárias para completar os espaços.

O juiz embaralha as respostas, vira as cartas e decide qual a melhor segundo seus critérios pessoais.

O jogador que deu a resposta ganhadora fica com a carta de pergunta, para indicar que marcou um ponto (pode-se também fazer uma variação onde a pessoa ganha um chocolate, Bis funciona bem). Os jogadores compram 1 carta de resposta e o jogador seguinte passa a ser o juiz.

O vencedor é o jogador que tiver mais cartas de perguntas no momento em que se chegar ao fim das cartas ou quando se atingir um tempo pré-estabelecido.


Cards against Humanity por sua vez também é uma versão adulta e debochada de um outro jogo, Apples to Apples – as versões para usar no trabalho obviamente são mais “limpas”, mas você pode querer revisar as cartas mesmo assim.

E sim, a mecânica do BDD Warriors foi inspirada em CaH e é muuuuuito estranho fazer esse quebra-gelo e as pessoas comentarem que é parecido com o BDD Warriors!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s